Páginas

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

cultura popula
O termo cultura, segundo Marilena Chauí, vem do verbo latino colere que originalmente era utilizado para o cultivo ou cuidado com a planta. Com o tempo, o termo foi empregado para os cuidados com pessoas, com deuses, o culto. "Cultura era então o cuidado com tudo que dissesse respeito aos interesses do homem, quer fosse material ou simbólico. Para a manutenção desse cuidado era preciso a preservação da memória e a transmissão de como deveria se processar esse cuidado, daí o vínculo com a educação a o cultivo do espírito."




É certo que o conceito de cultura evolui com o tempo. Até o Séc. XVIII, segundo Peter Burke, o conceito de cultura estava mais ligado às artes, aos livros e à música, mas hoje, "seguindo o exemplo dos antropólogos, os historiadores e outros usam o termo 'cultura' muito mais amplamente, para referir-se a quase tudo que pode ser apreendido em uma dada sociedade, como comer, beber, andar, falar, silenciar e assim por diante".










Segundo Nestor Canclini, o relativismo cultural, que impede que se possa comparar as culturas, pois cada uma tem suas particularidades, conseguiu equiparar as culturas, mas não explica as suas diferenças. Uma outra questão que Nestor Canclini coloca é a de que esse conceito não hierarquiza os fazeres humanos ditos como cultura, nem atribui a eles um peso dentro de uma determinada formação social.autora izaqueelem lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário